Metodologia

O Colégio de Pescadores de Macaé pauta-se por uma metodologia educacional centrada na atividade prática do aluno. A prática é compreendida, assim, como uma forma necessária para se desenvolver o conhecimento, a partir da qual deve se constituir a base teórica que a alicerça. Ou seja, a teoria de uma determinada atividade constitui-se pela necessidade apresentada no exercício prático dessa atividade: é a lógica do “aprender fazendo”.

Há o estímulo à elaboração de projetos de caráter interdisciplinar, os quais são desenvolvidos com a intenção de se aproximar áreas diferentes do conhecimento.

 A montagem de uma maquete sobre a bacia hidrográfica de Macaé, por exemplo, pode contar com a participação de professores da área de geografia, para o desenvolvimento de estudos do solo e das formações rochosas da região, de biologia, para o estudo do ambiente local, de artes, para auxílio na modelagem da maquete e por aí vai.

Com isso, o conhecimento se constitui no próprio emaranhado de relações em que ele está envolvido e, além disso, permite ao aluno compreender a educação como exercício de seu trabalho, já que está abstraindo os saberes de forma investigativa, ao contrário do que as cartilhas geralmente fazem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s